2022 – Inicie o ano com a contabilidade em dia

Se você tem um negócio ou vai iniciar um em 2022, independente do porte, manter ou começar com uma contabilidade estruturada e organizada impactará diretamente no seu sucesso.

Quando falamos em contabilidade, estamos nos referindo à saúde financeira da empresa, sendo assim, é preciso seguir alguns passos essenciais para não correr o risco de ir à falência.

Depois de muitas dificuldades enfrentadas por diversas empresas nos dois últimos anos, principalmente em razão da pandemia do Coronavirus, vale não apenas ser otimista neste novo ano, mas sim acreditar e operar de maneira consciente em tudo que você estiver disposto a empreender.

A contabilidade é uma atividade totalmente burocrática e nem todos os pequenos empreendedores e gestores de negócios conseguem realizá-la com organização. Desta forma, é muito importante prestar atenção em todos os setores e contar com colaboradores com experiência.

Reunimos aqui 5 conselhos para seus negócios fluírem e você possa alcançar com mais facilidade seus objetivos, entre eles: a lucratividade.

Fundamental: Contrate um escritório de contabilidade

Contratar profissionais para fazer a gestão dos processos contábeis é fundamental. Além de realizarem as atividades básicas de qualquer empresa, estes especialistas podem orientar e ajudar com soluções mais aderentes ao seu negócio.

Não misture as contas pessoais com as da empresa

Este é um conselho básico, requisito obrigatório para organizar as finanças. As saídas e entradas pessoais devem constar no balanço de pessoa física e os da empresa no balanço de pessoa jurídica. Assim não há risco de se perder nos lançamentos contábeis e mensurar os rendimentos da empresa, ou seja, se está lucrando, se a vida financeira da empresa é próspera ou não.

Seja proativo com seu contador

Faça as entregas de documentos e notas emitidas no mês com tempo hábil para realização da contabilidade. Atrasos com pagamentos de impostos podem gerar multas ou penalidades. Não espere uma ligação todo mês do escritório solicitando o envio dos documentos. Mantenha uma agenda de entrega.

Se possível, trabalhe com processos automatizados

Contar com a tecnologia para gestão contábil é reflete em todos os setores da empresa, como por exemplo para pagamento de salários dos funcionários, geração de boletos e recebimento de faturas. Além disso, a utilização de um sistema de gestão também contribui para eficiência e aceleramento das atividades, em todo o processo contábil.

A automatização também facilita a comunicação entre a empresa e o escritório de contabilidade.

A gestão eficiente da contabilidade dentro de uma empresa define seu presente e futuro no mercado, independente do segmento.

© Copyright - Zigmundo Serviços Contábeis Ltda. - desenvolvido por Agência Tweed